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Publicidade no Brasil: presença americana, jogo político e consagração (1945-1985)

Processo: 16/08106-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:José Carlos Garcia Durand
Beneficiário:Eric Anacleto Ribeiro
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociedade   Propaganda   Influências sociais   Brasil   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Social | Instâncias de Consagração | publicidade e propaganda | regime militar | Sociologia da Publicidade

Resumo

Para que se possa, de fato, entender determinado grupo social e sua importância no decorrer história, é indispensável analisar os contextos que permearam seu desenvolvimento, ressaltando as relações estabelecidas com demais instituições sociais e identificando seus capitais de consagração legítimos. É partindo de tal perspectiva, que o projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo desvendar os mais relevantes aspectos do desenvolvimento de uma poderosa instituição de produção e de transmissão cultural na sociedade brasileira: a publicidade; assim como as relações de poder que importantes profissionais da área desenvolveram. Mais especificamente, busca-se aqui colocar em pauta a questão da atividade publicitária enquanto campo social detentor de interesse e capitais específicos, constituídos a partir da influência dos Estados Unidos, de suas agências e clientes, e se adaptando ao cenário sócio-político brasileiro e às configurações da Segunda Guerra e da Guerra Fria. Para tal, buscaremos reconstruir a emergência de uma elite publicitária, identificando suas instituições de consagração, suas relações políticas e os contextos históricos que contribuíram para a constituição de um habitus. O estudo será pautado no levantamento de fontes documentais, tais como material de imprensa, anuários publicitários, entrevistas e depoimentos do arquivo do CPDOC, entre outros, além de vasta exploração bibliográfica das relações entre Brasil e Estados Unidos e publicações sobre a trajetória da área em ambos os países; buscando analisar, na perspectiva da sociologia da produção de bens simbólicos e da formação das elites, os principais condicionantes da ascensão dos representantes de tal campo e suas relações com a esfera política, sempre dentro de uma lealdade profunda com o mundo empresarial, no qual se recrutam os anunciantes. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Eric Anacleto. Publicidade no Brasil: presença americana, jogo político e consagração. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) São Paulo.