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Planejamento operacional integrando cross docking e roteamento de veículos para um sistema de distribuição.

Processo: 16/20504-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Eduardo Delcides Bernardes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):17/15029-5 - Cross-docking com roteameto de veículos para o problema de uma rede varejo., BE.EP.DR
Assunto(s):Programação linear inteira   Problemas de roteamento de veículos   Métodos heurísticos   Pesquisa operacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cross docking | Métodos Heurísticos | Problemas Integrados | programação inteira | roteamento de veículos | Sistema de distribuição | Pesquisa Operacional

Resumo

Gestão de uma cadeia de suprimentos requer o controle e a integração de diferentes processos entre fornecedores e consumidores. A estratégia de distribuição é um processo importante para essa gestão. As estratégias de distribuição adotadas pelas empresas apresentam características distintas de acordo com os tipos de produtos e os seus sistemas de produção, por exemplo, entrega direta, "milk-runs", "warehousing" and "cross docking". A estratégia "cross docking" consiste em sincronizar o descarregamento das cargas de entrada com a consolidação e o carregamento das cargas de saída. Esse processo pode envolver um ou mais "cross dokings". O objetivo é reduzir os custos de distribuição através da eliminação ou redução de estoque e do melhor aproveitamento da capacidade de manuseio e transporte. Além disso, um sistema de distribuição pode considerar decisões sobre as rotas para a entrega dos produtos (problema de roteamento de veículos). Embora as decisões no roteamento de veículos e no "cross docking" podem estar fortemente relacionadas, existe apenas um trabalho na literatura que trata os dois problemas de forma integrada. Nesse trabalho, os autores consideram um sistema de distribuição de produtos perecíveis com um depósito. Entretanto, existem situações práticas em que dois ou mais depósitos estão interconectados e outras características precisam ser consideradas. Em nosso projeto, nós focaremos em um sistema de distribuição baseado em uma rede varejista que tem dois depósitos operando de acordo com a estratégia "cross docking". Eles recebem cargas de diferentes fornecedores que são descarregadas e consolidadas em novas cargas que, imediatamente, são entregues diretamente para suas lojas de destino. Na busca por um sistema mais eficiente, nós pretendemos incorporar a possibilidade de entregas por rotas no problema de "cross docking", ou seja, entregas diretas ou entregas para vários consumidores em uma rota serão possíveis. Esta abordagem tem como objetivo reduzir o custo com transporte e o tempo de permanência dos produtos no depósito. Nós desenvolveremos um modelo matemático cuja solução fornecerá um planejamento operacional para as atividades de distribuição com aspectos práticos que não aparecem na literatura e que considere os problemas roteamento de veículos e "cross docking" de forma integrada. Ambos problemas são de difícil solução, por isso nós vamos propor uma matheuristica e/ou heurística para resolver o problema integrado

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDES, Eduardo Delcides. Planejamento operacional integrando cross-docking e roteamento de veículos para um sistema de distribuição. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.