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Planejamento operacional integrando cross-docking e roteamento de veículos para um sistema de distribuição

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Delcides Bernardes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Franklina Maria Bragion de Toledo; Victor Claudio Bento de Camargo; Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa; Maristela Oliveira dos Santos
Orientador: Franklina Maria Bragion de Toledo
Resumo

A gestão de uma cadeia de suprimentos requer o controle e a integração de diferentes processos entre fornecedores e clientes. Cross-docking é uma estratégia de distribuição bastante adotada na prática que considera instalações intermediárias (cross-docks) e tem como objetivo reduzir custos logísticos, principalmente, com estoques. De acordo com a literatura, tanto no crossdocking quanto na rede da qual faz parte, existem diferentes problemas de decisões que devem ser considerados de forma integrada para a definição de um planejamento de distribuição mais eficiente. Neste trabalho, abordamos os problemas de programação de cross-dock e de roteamento de veículos de forma integrada baseados em um sistema de distribuição de uma rede de varejo. No que é de nosso conhecimento, existem apenas dois trabalhos similares ao abordado nesta Tese. Porém, estes consideram produtos perecíveis com características específicas, diferentes do contexto aqui considerado. Para o problema estudado, desenvolvemos dois modelos de programação inteira mista. Além disso, apresentamos também uma análise sobre a relevância da integração dos dois problemas ao comparar com estratégias hierárquicas para resolvê-los. Os resultados mostram que é possível obter um planejamento com menor custo total e menos violações dos prazos das entregas utilizando a estratégia integrada aqui proposta. Para tratar problemas de dimensões maiores, desenvolvemos três métodos heurísticos. Primeiro, apresentamos uma heurística construtiva com a qual é possível obter soluções rapidamente, principalmente para instâncias com maior possibilidade de consolidação de cargas. Em seguida, desenvolvemos uma meta-heurística de busca em vizinhança variável com a qual obtivemos soluções com ganhos de até 27% em relação a soluções obtidas para o problema utilizando modelagem e o solver Gurobi. Finalmente, adaptamos a matheurística Proximity Search para resolver o problema estudado. Neste caso, como esperado, o método apresenta um melhor desempenho para as instâncias maiores. (AU)

Processo FAPESP: 16/20504-1 - Planejamento operacional integrando cross docking e roteamento de veículos para um sistema de distribuição.
Beneficiário:Eduardo Delcides Bernardes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado