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Memória e identidade nas narrativas de dois grupos de ex internos de uma instituição para menores

Processo: 16/16472-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 17 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Marcos César Alvarez
Beneficiário:Veridiana Domingos Cordeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/24107-0 - Identidade, memória e narrativas como fenômenos distribuído em rede: trabalhando com ex internos de uma instituição para menores, BE.EP.DR
Assunto(s):Memória coletiva   Narrativa   Teoria social   Identidade (psicologia)   Menor abandonado   Adolescente institucionalizado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identidade | Instituições para menores | memória | Narrativa | Teoria social | teoria social

Resumo

O presente projeto se volta para a discussão e investigação dos fenômenos da memória e da identidade a partir de seus condicionantes sociais. Para tal, propõe-se uma discussão teórica a partir da teoria da memória coletiva de Maurice Halbwachs e da teoria do self de George H. Mead, a fim de desenvolver um arcabouço teórico integrado para lidar com ambos os fenômenos, uma vez que a literatura filosófica demonstra a dependência mútua entre ambos. Tal discussão iluminará e será iluminada pela coleta e análise de narrativas mnemônicas de ex internos de uma instituição que abrigava menores abandonados e em conflito com a lei: o antigo Instituto de Menores de Batatais e posterior Unidade Educacional UE4/FEBEM. Observa-se a recente existência de dois grupos de internos que se encontram anualmente e possuem grupos virtuais separados onde compartilham experiências e memórias. Por meio da coleta desses relatos, em três níveis (entrevista em profundidade, relatos espontâneos em encontros anuais e comunicações virtuais), buscar-se-á analisar como ocorre sociologicamente a relação entre memória e identidade em indivíduos que não possuem dois elementos, apontados pela literatura como fundamentais, para a construção e consolidação da memória e da identidade: a presença do grupo familiar e a vivência de situações de violência. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORDEIRO, Veridiana Domingos. Rememoração, identidade e tecnologias sociais: uma análise sociológica das narrativas de ex-internos de uma instituição para menores. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.