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O uso de recursos linguísticos nas apresentações orais: elaboração de material de apoio

Processo: 15/15202-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Deborah Cristine Bonetti Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Programação neurolinguística   Comunicação   Linguagem oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Fonoaudiologia | Programação neurolinguística | Recursos Linguísticos | Linguagem

Resumo

As apresentações orais são de grande importância tanto no meio profissional quanto no acadêmico. Porém, grande parte das pessoas tem dificuldades de se expor nessas apresentações, principalmente no meio acadêmico. A exposição oral é um gênero que deve pressupor um planejamento prévio, no qual os alunos deverão demonstrar a capacidade de elaboração de um texto oral relacionado com o tema e o conteúdo de determinada pesquisa, além de demonstrar, também, a capacidade de utilizar alguns recursos linguísticos (verbais e não verbais) e discursivos apropriados e esse gênero. A Programação Neolinguística que propõe a possibilidade de programar a mente das pessoas através do uso da linguagem, já que a mesma advoga puramente a pragmática, importando-se primariamente com a obtenção de resultados. O objetivo do presente trabalho é a criação e aplicação de um material de apoio para instruir o uso dos recursos linguísticos (como falar, como usar gestos, e entonação e projeção vocal) nas apresentações orais, de forma a proporcionar melhor desempenho nas apresentações, voltado aos alunos de ensino superior. Serão participantes dez alunos der graduação em Fonoaudiologia, selecionados pela pesquisadora por cadastro próprio a ser entregue de sala em sala do Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP para divulgação da pesquisa. Será elaborado material em forma apostila e ficará disponibilizado por ambiente virtual de aprendizagem para consulta dos alunos (sistema moodle), em forma de treinamento com metodologia ativa de aprendizagem, intercalando parte teórica e treino prático. Os participantes terão uma apresentação oral sua gravada em vídeo e analisada por três juízes (dois fonoaudiólogos e um psicólogo) antes e depois de receberem o treinamento, para que os dados sejam analisados de forma comparativa. (AU)

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