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Microplanejamento de estradas florestais por meio de geotecnologias

Processo: 16/17117-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberta Averna Valente B Tolini
Beneficiário:Carla Américo
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Estradas florestais   Geoprocessamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise multricriterial | Conservação água e solo | Estradas florestais | Geoprocessamento

Resumo

As estradas florestais quando não são bem estruturas e locadas, tornam-se fontes potenciais de impactos ambientais, principalmente os relacionados à dinâmica de água e sedimentos. As análises ambientais subsidiam o planejamento dos diferentes usos do solo, contribuindo para o controle dos processos geodinâmicos indesejáveis, dentre os quais está o de erosão. Neste contexto, o projeto visa à definição de áreas críticas à locação de estradas florestais, considerando aspectos do relevo, da hidrografia e dos solos de uma paisagem. Para isso, haverá o mapeamento do solo, relevo e da hidrografia, sendo que os dois últimos permitirão a caracterização do escoamento superficial da água, da paisagem. A sobreposição destas características da paisagem (i.e. critérios para decisão) ocorrerá por meio do método da Combinação Linear Ponderada, de Análise Multicriterial (AMC). Utilizando a análise ROC de estatística serão avaliados o nível de contribuição e correlação entre os critérios e o mapeamento final. Por meio de verificações e medições em campo serão validados os locais classificados com diferentes níveis de criticidade. O mapa final de áreas críticas permitirá, assim, a indicação de áreas adequadas para locação e manejo das estradas, visando à conservação tanto da água quanto do solo da paisagem em estudo. (AU)

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