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Concepções de professores sobre sexualidade e educação sexual para pessoas com deficiência: proposta de investigação e intervenção

Processo: 16/14382-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de março de 2017
Vigência (Término): 09 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Beneficiário:Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Anfitrião: Maria Teresa Machado Vilaca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Sexualidade   Inclusão   Educação sexual   Deficiência intelectual

Resumo

A sexualidade e a deficiência são temas atuais e importantes na sociedade inclusiva e ainda são escassos os estudos sobre a atuação de professores em processos de educação sexual para pessoas com deficiências e suas concepções. A sexualidade é inerente ao ser humano e pessoas com deficiência têm direito a vivenciá-la e a de receberem educação sexual. Considerando que a relação entre sexualidade e deficiência ainda é complexa, principalmente no contexto da escola, e que a educação sexual deve ser assumida pelos professores que geralmente não têm formação na área, pretende-se aprofundar esta temática realizando esta pesquisa qualitativa-descritiva que tem por objetivo investigar junto a professores as concepções sobre a sexualidade e a educação sexual de estudantes com deficiências no contexto escolar. Estima-se a participação de 30 professores, de ambos os sexos que tenham em seu contexto escolar, estudantes com deficiência. A coleta de dados será feita por meio de questionário e/ou entrevista, para posterior análise de conteúdo. Os dados obtidos podem colaborar para elucidar como os professores pensam e atuam na educação sexual em diferentes contextos e subsidiar propostas educativas de formação continuada de professores na área da inclusão e sexualidade.

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