Bolsa 16/14382-0 - Sexualidade, Inclusão - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções de professores sobre sexualidade e educação sexual para pessoas com deficiência: proposta de investigação e intervenção

Processo: 16/14382-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de março de 2017
Data de Término da vigência: 09 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Bortolozzi
Beneficiário:Ana Cláudia Bortolozzi
Pesquisador Anfitrião: Maria Teresa Machado Vilaca
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Sexualidade   Inclusão   Educação sexual   Deficiência intelectual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | Educação Sexual | Inclusão | Sexualidade | Sexualidade e Inclusão

Resumo

A sexualidade e a deficiência são temas atuais e importantes na sociedade inclusiva e ainda são escassos os estudos sobre a atuação de professores em processos de educação sexual para pessoas com deficiências e suas concepções. A sexualidade é inerente ao ser humano e pessoas com deficiência têm direito a vivenciá-la e a de receberem educação sexual. Considerando que a relação entre sexualidade e deficiência ainda é complexa, principalmente no contexto da escola, e que a educação sexual deve ser assumida pelos professores que geralmente não têm formação na área, pretende-se aprofundar esta temática realizando esta pesquisa qualitativa-descritiva que tem por objetivo investigar junto a professores as concepções sobre a sexualidade e a educação sexual de estudantes com deficiências no contexto escolar. Estima-se a participação de 30 professores, de ambos os sexos que tenham em seu contexto escolar, estudantes com deficiência. A coleta de dados será feita por meio de questionário e/ou entrevista, para posterior análise de conteúdo. Os dados obtidos podem colaborar para elucidar como os professores pensam e atuam na educação sexual em diferentes contextos e subsidiar propostas educativas de formação continuada de professores na área da inclusão e sexualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)