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Alívio de rajada 1-cosseno usando amortecedores magnetoreológicos

Processo: 16/20617-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Aluisio Viais Pantaleão
Beneficiário:Pedro Henrique Foster Stangarlin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves   Aerodinâmica de aeronaves

Resumo

Durante o desenvolvimento de aeronaves, engenheiros e analistas realizam análises de resposta a forças de rajadas, conforme exigido pelas agências de certificação. Em recentes projetos, como no caso do avião Boeing 787, têm sido incluídos sistemas para alívio de resposta aeroelástica devido a estas perturbações aerodinâmicas que podem comprometer o conforme e segurança durante o voo, bem como reduzir o tempo de vida operacional de aeronaves. Trata-se portanto de tema relevante especialmente para aplicações da indústria aeronáutica. Em particular, a presente proposta consiste do estudo do alívio de resposta aeroelástica devido a rajada 1-cosseno incluindo um amortecedor magnetoreológico (AMR) acoplado. Os AMRs têm sido utilizados para diversas aplicações que envolvem dissipação de energia, porém, ainda, com poucas aplicações para sistemas aeroelásticos envolvendo cargas de rajada. Assim, esta pesquisa apresenta potencial para contribuição tecnológica envolvendo AMR embarcados em aeronaves. (AU)