Busca avançada
Ano de início
Entree

As diferenças no tratamento da voz-música entre Demetrio Stratos e Giacinto Scelsi/Michiko Hirayama

Processo: 16/16956-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:José Pereira de Mattos Neto
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Voz   Canto   Cantores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demetrio Stratos | Giacinto Scelsi | Michiko Hirayama | voz | Voz-música | Composição

Resumo

O conceito voz-música, utilizado por Janete El Haouli em sua pesquisa sobre o cantor Demetrio Stratos, trata da voz em toda a sua potencialidade, sem estar exclusivamente ligada a um discurso verbal. Dentre o universo de obras vocais que lidam com essa potencialidade, duas podem ser destacadas: o álbum Cantare la voce (1978), de Demetrio Stratos, e os Canti del Capricorno (1962-1972), de Giacinto Scelsi e Michiko Hirayama. O presente trabalho tem como objetivo investigar as diferenças de tratamento da voz-música nessas duas obras, através de uma análise dos recursos vocais utilizados, além de leituras sobre o conceito voz-música. Como forma de aplicar a análise feita, integra essa pesquisa também a composição de peças para voz, criadas a partir de uma colaboração direta com cantoras e cantores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)