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Efeitos da magnitude do reforço na correspondência fazer-dizer de adultos em um jogo de cartas

Processo: 16/20041-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Isabelle Nyara Motta
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Adultos   Análise do comportamento   Comportamento verbal   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos | comportamento verbal | correspondência fazer-dizer | Jogo de cartas | Magnitude do reforço | Análise do Comportamento

Resumo

Segundo Skinner (1957), o comportamento verbal pode ser compreendido como um comportamento operante, ou seja, um comportamento que afeta o ambiente e é afetado pelas consequências que produz. Uma das áreas de estudo desse tipo de operante é chamada de correspondência verbal, que investiga a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da magnitude do reforço na acurácia de relatos verbais de adultos em uma situação experimental lúdica (jogo de cartas). Participarão da pesquisa vinte estudantes universitários. Será utilizado um jogo de cartas como tarefa experimental. O "fazer" consistirá em retirar duas cartas do topo do baralho e calcular o valor da soma dos números das cartas, enquanto o "dizer" será o relato oral desta soma. A cada rodada da partida, cada jogador irá retirar duas cartas do topo de seu monte de cartas e relatará sua soma. Vencerá a rodada o participante que relatar (acuradamente ou não) o valor mais alto. O jogador ganhador da rodada receberá uma ficha correspondente ao valor de R$0,05 ou de R$5,00, a depender da condição experimental. Vencerá o jogo o participante que, ao final da partida, possuir mais fichas, as quais poderão ser trocadas por uma quantia de dinheiro equivalente ao número de fichas. Os participantes serão expostos a três condições experimentais: linha de base (sem consequências específicas para as rodadas vitoriosas); condição de magnitude alta (MA), em que o participante recebe R$5,00 a cada vitória na partida; e condição de magnitude baixa (MB), em que jogador receberá R$ 0,05 a cada rodada ganha. Os participantes serão divididos em dois grupos. Um dos grupos (MB-MA) jogará uma partida de linha de base, uma partida de baixa magnitude do reforço e, em seguida, uma partida de alta magnitude do reforço. O outro grupo (MA-MB) jogará a partida de linha de base e a ordem das outras partidas será invertida. Para o presente estudo será adotado um delineamento intergrupos, comparando os níveis de correspondência entre os grupos em função das diferentes condições experimentais. No âmbito intragrupo, será realizada uma análise de sujeito único, observando as porcentagens de correspondência de cada indivíduo ao longo das condições experimentais em comparação com seu desempenho na linha de base. (AU)

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