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Metáforas em publicidades de produtos de beleza feminina: empoderamento ou submissão

Processo: 16/25373-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Fabíola Sanchez Costa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda   Indústria da beleza   Metáfora   Linguística textual   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Empoderamento | metáfora | Publicidade | Linguística Textual

Resumo

O presente projeto pretende investigar se as publicidades de produtos de beleza produzidas recentemente e voltadas às mulheres estão acompanhando o empoderamento feminino, fenômeno de conscientização social sobre as conquistas obtidas pelas mulheres e de incremento de sua participação nas esferas públicas, que vem sendo observado e muito discutido nos últimos anos no Brasil. Uma questão secundária, porém não de menor importância, presente neste trabalho é: se as publicidades procuram acompanhar essa "onda de empoderamento", como elas o fazem? Como arbitram o posicionamento feminista que ancora o empoderamento das mulheres com a oferta de produtos que tradicionalmente emolduram um ideal de beleza e de mulher-objeto? Para dar visibilidade a posicionamentos potencialmente conflitantes (que envolvem empoderamento e submissão, liberação e subordinação, ideal e real, etc.), focalizaremos expressões metafóricas em publicidades de produtos de belezas de marcas nacionais, dispostos em perfis institucionais no Facebook. Para empreender esse estudo, trabalharemos na perspectiva da Teoria da Metáfora Conceptual, postulada por Lakoff e Johnson (1980), que consideram a metáfora como uma figura de pensamento, presumindo que nós conceptualizamos o mundo por meio de metáforas conceptuais que estão presentes em nossos grupos e em nossa sociedade. Nosso corpus será composto por publicidades veiculadas por meio da rede social Facebook pelas páginas oficiais das marcas Natura e O Boticário, que são as duas maiores empresas de cosméticos brasileiras. (AU)

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