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Explorando Não Linearidades para Otimização de Energia e Conforto em Sistemas de Suspensão Veiculares Eletromecânicas

Processo: 16/17083-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Paulo José Paupitz Gonçalves
Beneficiário:Willian Minnemann Kuhnert
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/02150-3 - Análises de potência em sistemas eletromecânicos com resistência elétrica não linear, BE.EP.DR
Assunto(s):Dinâmica não linear   Sistemas dinâmicos não lineares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletromecânico | Recuperação de Energia | sistemas dinâmicos não lineares | Suspensão veicular | Dinâmica Não-Linear

Resumo

O assunto de reutilização de energia tornou-se um tema importante nos dias atuais, principalmente em sistemas que fazem uso de energias não renováveis, como os meios de transporte de pessoas e bens. O sistema de suspensão de veículos desempenha duas funções distintas, uma delas está relacionada à estabilidade do veículo enquanto este trafega e a segunda está relacionada ao conforto do passageiro, de forma que a suspensão é projetada com objetivo de reduzir os distúrbios causados por irregularidades no pavimento. O sistema de suspensão veicular, além de utilizar o elemento de suporte estático (mola), utiliza também um amortecedor de fluído para dissipar energia vibratória em forma de calor. Esta energia dissipada na forma de calor pode ser reaproveitada se um sistema de conversão eletromecânico for incorporado à suspensão, removendo-se o amortecedor. Desta forma, no projeto de um sistema de suspensão eletromecânica, além das funções de estabilidade e conforto deve se considerar também o reaproveitamento de energia. Em geral, estas funções são concorrentes, ou seja, melhorar o desempenho de uma provoca degradação da outra. Existem limitações na otimização do desempenho deste sistema se a teoria linear de sistemas dinâmicos for utilizada, então um dos objetivos deste projeto é explorar a teoria não linear para maximizar a estabilidade, conforto e geração de energia em um sistema de suspensão eletromecânica.O projeto será desenvolvido por meio de modelagem matemática e simulação computacional utilizando metodologias de análise de sistemas não lineares atuais. Planeja-se executar testes experimentais em um sistema simplificado para validar o modelo linear.

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUHNERT, WILLIAN M.; CAMMARANO, ANDREA; SILVEIRA, MARCOS; GONCALVES, PAULO J. P.. Synthesis of Viscoelastic Behavior Through Electromechanical Coupling. JOURNAL OF VIBRATION ENGINEERING & TECHNOLOGIES, . (18/02150-3, 16/17083-4)
KUHNERT, WILLIAN MINNEMANN; SILVEIRA, MARCOS; PAUPITZ GONCALVES, PAULO JOSE; FLEURY, AD; RADE, DA; KURKA, PRG. Parameter Optimization and Active Control of Electromechanical Suspension Systems. PROCEEDINGS OF DINAME 2017, v. N/A, p. 12-pg., . (16/17083-4)
KUHNERT, WILLIAN M.; GONCALVES, PAULO J. PAUPITZ; LEDEZMA-RAMIREZ, DIEGO F.; BRENNAN, MICHAEL J.. Inerter-like devices used for vibration isolation: A historical perspective. JOURNAL OF THE FRANKLIN INSTITUTE-ENGINEERING AND APPLIED MATHEMATICS, v. 358, n. 1, p. 1070-1086, . (16/17083-4, 18/02150-3)
KUHNERT, WILLIAN MINNEMANN; CAMMARANO, ANDREA; SILVEIRA, MARCOS; PAUPITZ GONCALVES, PAULO JOSE. Optimum design of electromechanical vibration isolators. JOURNAL OF VIBRATION AND CONTROL, v. 27, n. 1-2, . (16/17083-4, 18/02150-3)
KUHNERT, WILLIAN M.; CAMMARANO, ANDREA; SILVEIRA, MARCOS; GONCALVES, PAULO J. P.. Synthesis of Viscoelastic Behavior Through Electromechanical Coupling. JOURNAL OF VIBRATION ENGINEERING & TECHNOLOGIES, v. 9, n. 3, p. 13-pg., . (16/17083-4, 18/02150-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUHNERT, Willian Minnemann. Projeto de isoladores de vibração e coletores de energia eletromecânicos. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Bauru Bauru.