Busca avançada
Ano de início
Entree

História oral de vida de transexuais e travestis residentes em São Carlos: a visão e as experiências em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Processo: 17/00034-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Natália Rejane Salim
Beneficiário:Mariana Rigolon
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas transgênero   Travestis   Sistema Único de Saúde   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história oral | Saúde | Sistema Único de Saúde | transexualidade | Gênero

Resumo

Travestis e transexuais, apesar de diversas legislações que vêm sendo criadas, ainda encontram inúmeros obstáculos para ter acesso ao sistema de saúde. Este trabalho visa, portanto, conhecer a visão e as experiências de travestis e transexuais a respeito dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde com o objetivo de gerar conhecimentos que deem subsídios para que intervenções possam ser feitas e que o acesso dessa população à saúde, seja facilitado através de profissionais capacitados a atender as suas necessidades e especificidades. Esta é uma pesquisa de História Oral que é um recurso, essencialmente qualitativo, que torna possíveis estudos a respeito das experiências sociais de pessoas ou grupos, valorizando populações excluídas e marginalizadas e, através dela, minorias discriminadas vêm ganhando espaço para que suas vozes possam ser ouvidas e suas experiências validadas em contraposição ao silenciamento que vivenciam diariamente na sociedade. É necessário e urgente que haja uma sensibilização de gestores e profissionais de saúde em relação à população de travestis e transexuais para que se identifiquem as suas necessidades e especificidades e que suas demandas sejam respeitadas e atendidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA RIGOLON; DIENE MONIQUE CARLOS; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; NATALIA REJANE SALIM. “A saúde não discute corpos trans”: História Oral de transexuais e travestis. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, . (17/00034-3)
KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA SILVA; MARIANA RIGOLON; MILVA MARIA FIGUEIREDO DE MARTINO; DIENE MONIQUE CARLOS; CLARISSA MARIA BANDEIRA BEZERRA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; ÂNGELA MONIC LIMA DE SOUZA; NATALIA REJANE SALIM; DANILA MARIA DA SILVA; JACQUELINE TARGINO NUNES. “A saúde não discute corpos trans”: História Oral de transexuais e travestis. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, . (17/00034-3)