Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de áreas potenciais para a implantação de aterro sanitário na Bacia do Rio Paraíba do Sul (UGRHI 02): estudo de caso da região metropolitana de São Jose dos Campos/SP

Processo: 16/24422-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Tatiana Sussel Gonçalves Mendes
Beneficiário:Caroline Souza Senkiio
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema de informação geográfica (SIG)   Aterros sanitários   São José dos Campos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise multicritério | Aterro sanitário | sistema de informação geográfica | Aplicação de SIG em problemas ambientais

Resumo

No sentido de identificar áreas potenciais para a implantação de aterro sanitário na Região Metropolitana de São José dos Campos, principal sub-região da Bacia do Rio Paraíba do Sul (UGRHI 02), é proposto neste projeto de pesquisa um estudo envolvendo a análise conjunta de diferentes critérios baseados em aspectos ambientais, operacionais e socioeconômicos por meio de técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica). A definição dos critérios será realizada de modo a considerar a realidade local, os dados disponíveis e a regulamentação vigente. Além disso, a área mínima para que o aterro tenha uma vida útil de no mínimo 10 anos será calculada em função da população e do volume de resíduo sólido gerado na região de estudo. Mapas temáticos com restrições serão elaborados e integrados de modo a identificar áreas potenciais para sediar um aterro sanitário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)