Bolsa 17/06434-3 - Otimização combinatória - BV FAPESP
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Otimização robusta dois estágios com recurso para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores

Processo: 17/06434-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 12 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 11 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Jonathan Justen de La Vega Martínez
Supervisor: Fernando Ordonez
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Chile, Chile  
Vinculado à bolsa:15/14582-7 - Programação Estocástica e Otimização Robusta para Variantes do Problema de Roteamento de Veículos: Formulações e Métodos Exatos, BP.DR
Assunto(s):Otimização combinatória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exact methods | Robust optimization with recourse | Robust vehicle routing with recourse | Vehicle routing | Otimização combinatória

Resumo

Neste projeto de pesquisa, pretende-se usar a metodologia de programação linear robusta com recurso para contemplar as incertezas no problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores (PRVJTME). Este problema surge em situações em que o local dos clientes estão estabelecidos em centros de alta concentração comercial, o qual impossibilita o estacionamento do veículo próximo ao local dos clientes. Portanto, nessa situação, realizar o serviço por mais de um entregador é indispensável para o atendimento dos clientes dentre os horários permitidos, pois espera-se que o tempo de serviço seja reduzido. Considerando incerteza na demanda, quando um veículo chega no local de um cliente é possível que a demanda deste não possa ser atendida. Nesse momento, uma falha ocorreu e, portanto, uma ação de recurso deve ser realizada. Existem diferentes ações de recurso propostas na literatura. Por exemplo, retornar ao depósito a partir do local do cliente a onde a falha ocorreu e continuar com a rota preestabelecida; atender o cliente com um veículo extra; entre outros. Independente do recurso usado, custos adicionais relacionados ao transporte são acarretados pelas viagens extras ao depósito. Dependendo do recurso, as variáveis de decisão usadas para representá-lo podem ser inteiras, resultando em um programa linear inteiro robusto com recurso. Esse problema presenta diversos desafios teóricos e computacionais. Por essa razão, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um método de solução que explore eficientemente a estrutura particular do programa linear robusto dois estágios com recurso para el PRVJTME com parâmetros incertos.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LA VEGA, JONATHAN; GENDREAU, MICHEL; MORABITO, REINALDO; MUNARI, PEDRO; ORDONEZ, FERNANDO. An integer L-shaped algorithm for the vehicle routing problem with time windows and stochastic demands. European Journal of Operational Research, v. 308, n. 2, p. 20-pg., . (18/01523-0, 19/23596-2, 16/01860-1, 15/14582-7, 17/06434-3)

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