Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho perceptivo-auditivo em crianças com transtorno fonológico na classe das oclusivas

Processo: 17/04968-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Mayara Ferreira de Assis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção auditiva   Percepção sonora   Crianças   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho Perceptivo-auditivo | Identificação sonora | Transtorno fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

O objetivo do presente projeto é comparar o desempenho perceptivo-auditivo de crianças com e sem transtorno fonológico (TF) na tarefa de identificação dos contrastes entre os fonemas oclusivos. Assumindo a hipótese de que o TF afetaria a percepção dos contrastes fonológicos (Rvachew & Dobnald, 1989, Brown, 2000), espera-se que o desempenho perceptual na tarefa de identificação do grupo de crianças com TF seja mais laborioso e menos acurado. Consequentemente, estima-se que o desempenho das crianças com TF seja caracterizado por pior acurácia e tempo de reação mais longo. A tarefa de identificação dos pares mínimos envolvendo os 6 fonemas oclusivos do PB será conduzida com 40 crianças (20 com diagnóstico de TF(G1) e 20 com desenvolvimento típico de fala (G2)), entre 4-8 anos de idade, com base no instrumento de avaliação de percepção de fala -PERCEFAL- proposto por BERTI (2011), com o uso do software PERCEVAL (Perception Auditive & Visuelle) (ANDRÉ ET AL. 2009). Os critérios que serão adotados na análise serão: (a) acurácia perceptivo-auditiva (porcentagem de erros, acertos e não resposta), (b) tempo de reação dos erros e dos acertos, bem como, (c) padrão de erros caracterizados pelos seguintes critérios: vozeamento, ponto articulatório e a combinação de ambos (vozeamento + ponto articulatório). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAYARA FERREIRA DE ASSIS; ELISSA BARBI MOURO PAGLIARI CREMASCO; LÍDIA MAURÍCIO DA SILVA; LARISSA CRISTINA BERTI. Desempenho perceptivo-auditivo em crianças com e sem transtorno fonológico na classe das oclusivas. CoDAS, v. 33, n. 2, . (17/04968-0)