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Impasses na aprendizagem da leitura e da escrita em contextos linguísticos complexos

Processo: 17/06875-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Rosa Riolfi
Beneficiário:Ana Carolina Barros Silva
Supervisor: Leandro de Lajonquiere
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:16/02963-9 - Impasses na aprendizagem da leitura e da escrita em contextos linguísticos complexos, BP.DR
Assunto(s):Sujeito   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita | Leitura | língua | sujeito | Linguagem e Educação

Resumo

Nosso objeto de pesquisa é a especificidade dos impasses na aprendizagem da leitura e da escrita de crianças que vivem em contextos onde a língua materna e a língua usada na escola durante a alfabetização não são as mesmas. O objetivo geral é investigar a co-relacão entre Contexto Linguístico Complexo (âmbito empírico) e Contexto Linguageiro Complexo (âmbito psíquico) e suas respectivas influências nos impasses vividos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crianças cuja língua materna não é a língua oficial na qual foi (ou tenta ser) alfabetizada. Para tal fim, empreendemos visitas de campo à Angola, onde começamos a analisar a situação de crianças com sucessivas reprovações. A partir do levantamento de dados voltado para escrita, leitura, formação de professores e vivência social/familiar/comunitária foi possível formular perguntas que nos nortearão no período de estágio na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis. São elas: Quais as co-relacões existentes entre impasses de aprendizagem na alfabetização e Contexto Linguístico Complexo/Contexto Linguageiro Complexo? Se existem, quais efeitos ambos contextos podem produzir no processo de constituição de um sujeito? E os desdobramentos na posição do sujeito frente sua língua? Na direção de respondê-las, a bolsista se ocupará, no período de estágio no exterior, das pesquisas téorico-conceituais necessárias para dar sustentação aos conceitos formulados na tese, bem como das análises de dados com enfoque linguístico e psicanalítico essenciais para o desenvolvimento desta investigação. Buscaremos correlacionar as produções das crianças com a realidade linguística de Angola bem como construir os percursos de leitura e de escrita empreendidos pelos alunos considerando o arcabouço conceitual da teoria psicanalítica lacaniana. Então, poderemos extrapolar princípios que lancem luz na pesquisa a respeito da aprendizagem da escrita em contextos linguísticos complexos. (AU)

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