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A iconografia da melancolia no século XVII: as relações entre arte e ciência em Charles Le Brun

Processo: 17/04930-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Lilian Al-Chueyr Pereira Martins
Beneficiário:Flávia Crivelari Fassis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria humoral   Emoções   Melancolia   Iconografia   História da medicina   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Charles | fisionomia | História da Arte | História da medicina | Le Brun | Medicina hipocrático-galênica | teoria humoral | História da ciência e História da arte

Resumo

Na tradição hipocrático-galênica, a condição de saúde é compreendida como o equilíbrio de humores corpóreos que, em diferentes combinações, resulta em temperamentos que determinam o caráter do homem, seus aspectos psicológicos, aparência física e afetos. Dos principais temperamentos (sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático), o melancólico é considerado o mais nocivo e de alterações psíquicas mais diversificadas, sendo objeto de estudo de tratados médicos, anatômicos e representações artísticas, literárias e filosóficas em diferentes períodos históricos, desde a Antiguidade Clássica. No âmbito artístico, inspirou uma iconografia exclusiva das emoções e da constituição física e fisionômica dos indivíduos, fortalecendo a relação intrínseca entre a alma e o corpo, principalmente na expressão do rosto. Por este motivo, consideramos relevante estudá-lo através da contribuição de um artista do século XVII: Charles Le Brun (1619-1690). Nosso objeto de estudo serão as expressões faciais encontradas da coleção iconográfica de Le Brun. Esta pesquisa privilegiará a investigação não apenas das características formais dos desenhos da fisionomia humana elaborados pelo artista, como também suas relações com as concepções médicas da tradição hipocrático-galênica, os estudos anatômicos e fisionômicos da época. Serão também consideradas suas fontes de inspiração tanto em termos científicos como artísticos. (AU)

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