Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por órbitas em torno dos pontos Lagrangianos em um asteroide triplo e transferências orbitais

Processo: 16/18418-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Beneficiário:Leonardo Barbosa Torres dos Santos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08171-3 - Dinâmica orbital de pequenos corpos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/06966-8 - Busca por órbitas e manobras de manutenção orbital aplicadas a missões espaciais em torno dos pontos de equilíbrio do sistema Terra-Lua, BE.EP.DR
Assunto(s):Trajetórias e órbitas

Resumo

Nos últimos anos, tem crescido o interesse em missões espaciais de espaçonaves que buscam se aproximar de pequenos corpos celestes, como asteroides e cometas (Kikuchi S.; Tsuda Y. e Kawaguchi, 2016). Existem muitos aspectos importantes nessas missões, como por exemplo a investigação cientifica desses corpos, que guardam características da formação do sistema solar. Acreditando no retorno científico e econômico deste tipo de exploração espacial, propomos estudos que possam colaborar na realização de missões para sistemas de pequenos corpos, um tópico de grande interesse acadêmico e aplicado. Pretende-se buscar modelos e métodos para o cálculo de trajetórias espaciais em torno dos pontos lagrangianos de um sistema múltiplo de asteroides. Pretende-se levar em consideração a forma não esférica dos corpos primários, a distribuição de massa, a dimensão, a rotação dos asteroides em torno do próprio eixo e, se for viável, incluir o albedo de um dos primários. Depois de determinar as posições dos pontos de equilíbrio, será desenvolvido o ponto principal do trabalho, que é encontrar famílias de órbitas em torno desses pontos de equilíbrio. Além disso, serão buscadas trajetórias para transferências orbitais entre essas órbitas em torno dos pontos de equilíbrio, onde seja gasto o mínimo de energia possível. É também proposto pelo candidato encontrar órbitas em torno asteróides chamadas de "Delta-V Assisted Periodic Orbits" (DVAPOs). Este tipo de órbita periódica utiliza uma manobra impulsiva em cada período orbital. Este acréscimo de velocidade periódico faz com que uma órbita quase periódica se torne uma órbita periódica (Kikuchi e Tsuda, 2014). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, WILLER G.; PRADO, ANTONIO F. B. A.; OLIVEIRA, GERALDO M. C.; SANTOS, LEONARDO B. T. Analysis of impulsive maneuvers to keep orbits around the asteroid 2001SN263. ASTROPHYSICS AND SPACE SCIENCE, v. 363, n. 1 JAN 2018. Citações Web of Science: 0.
TORRES DOS SANTOS, LEONARDO BARBOSA; BERTACHINI DE ALMEIDA PRADO, ANTONIO F.; SANCHEZ, DIOGO MERGUIZO. Lifetime of a spacecraft around a synchronous system of asteroids using a dipole model. ASTROPHYSICS AND SPACE SCIENCE, v. 362, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.