Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da viabilidade e adesão de células epiteliais sobre diferentes materiais utilizados na confecção de coroas provisórias

Processo: 17/10710-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Isabela dos Reis Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sobrevivência celular   Células epiteliais   Adesão celular   Próteses e implantes   Coroas dentárias

Resumo

Coroas provisórias apresentam como função principal a proteção temporária do remanescente dos dentes preparados, restabelecendo sua função, estética e estabilizando a oclusão até a instalação de uma coroa fixa definitiva. Os materiais utilizados para confecção de coroas provisórias devem apresentar algumas propriedades, tais como serem de fácil manuseio, biocompatíveis e não tóxicos, garantindo a saúde dos tecidos periodontais adjacentes e da polpa. Assim, o objetivo desse estudo será analisar a adesão e viabilidade de células epiteliais em contato com os seguintes materiais resinosos: resina acrílica convencional pó/líquido, resina bis-acrílica e resina acrílica prensada tipo CAD/CAM, as quais são amplamente utilizadas para confecção de restaurações e coroas provisórias. Corpos de prova padronizados serão confeccionados (8 mm de diâmetro x 2 mm de espessura) com os materiais resinosos em teste, seguindo as recomendações dos fabricantes, sendo que discos de polipropileno serão usados como controle. Os corpos de prova serão esterilizados com luz ultravioleta por 20 minutos. Então, estes corpos de prova serão colocados, individualmente, em placas de 24 compartimentos e sobre eles células epiteliais (NOK) serão semeadas (4x105 células) com meio de cultura completo. Após os períodos de 24, 48 ou 72h de incubação das células em contato com os corpos de prova, serão realizadas as análises de viabilidade celular (MTT), bem como da adesão e morfologia das células por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de fluorescência. Os testes estatísticos a serem usados neste estudo serão considerados ao nível de significância pré-determinado de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ISABELA R.; PANSANI, TAISA N.; BASSO, FERNANDA G.; HEBLING, JOSIMERI; DE SOUZA COSTA, CARLOS A. Cytotoxicity of acrylic resin-based materials used to fabricate interim crowns. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 124, n. 1 JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.