Busca avançada
Ano de início
Entree

Inteligência, desempenhos real e estimado e autoestima: possíveis relações

Processo: 17/11152-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Patrícia Waltz Schelini
Beneficiário:Emanuelle dos Passos Foresto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição   Inteligência   Autoestima
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoestima | inteligência | metacognicao | inteligência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento que as pessoas têm sobre suas capacidades (desempenho estimado), verificar o desempenho real em tarefas que avaliem essas capacidades e compará-los, além de verificar as relações entre autoestima e ambos desempenhos nas tarefas. Farão parte da amostra 40 adolescentes e jovens adultos com idade variando entre 17 e 19 anos, do ensino médio regular, matriculados em escolas públicas do interior de São Paulo. Serão utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: Escala de Autoestima de Rosenberg, subtestes Aritmética e Informação da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III), Técnica de Avaliação do Conhecimento Metacognitivo e Técnica de Avaliação do Monitoramento do Desempenho nos subtestes do WAIS. Haverá procedimentos diferentes para os participantes: para metade deles primeiramente será aplicada a Técnica de Avaliação do Conhecimento Metacognitivo, em seguida os subtestes do WAIS, a Técnica de Avaliação do Monitoramento de Desempenho nos subtestes e, por fim, a Escala de Autoestima de Rosenberg. Para a outra metade da amostra, o seguinte procedimento será adotado: primeiramente será aplicada a Escala de Autoestima de Rosenberg, em seguida a Técnica de Avaliação do Conhecimento Metacognitivo, os subtestes do WAIS e a Técnica de Avaliação do Monitoramento de Desempenho nos subtestes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)