Busca avançada
Ano de início
Entree

John Cage e Merce Cunningham: a superação do dualismo em música e dança

Processo: 17/16469-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Yara Borges Caznok
Beneficiário:Tatiana Avanço Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música contemporânea   Dança moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colaborativismo | Coreomusicologia | dança moderna | Música Contemporânea | Coreomusicologia

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo a compreensão dos aspectos colaborativos da obra de John Cage e Merce Cunningham. Abordagens colaborativas em música e dança, exploradas inicialmente no século XX pela Companhia dos Balés Russos de Diaghilev, foram amplamente utilizadas por John Cage e Merce Cunningham. Por meio das obras dos últimos, foi possível o desenvolvimento de um conceito denominado 'independência entre música e dança'. Uma análise apurada das fontes primárias, no entanto, evidenciou que tal relação possa ser melhor compreendida como 'interdependência', e exige uma investigação acerca da terminologia adequada à proposta coreomusical desses dois artistas, de modo a superar a visão analítica dualista que observa se música e dança estão juntas ou não, uma vez que esta não se adequa ao pensamento musical de Cage. Será também investigada a aplicabilidade de procedimentos analíticos provenientes da coreomusicologia à obra de Cage-Cunningham. Por fim, pretende-se realizar a tradução de "Four statements on the Dance", de John Cage, para a língua portuguesa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)