Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação entre cana-de-açúcar, D. saccharalis, C. falcatum e F. verticillioides

Processo: 17/08026-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Márcio de Castro Silva Filho
Beneficiário:Diego Zanardo Gallan
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50275-9 - Decifrando os mecanismos moleculares envolvidos na localização subcelular de proteínas e na complexa interação planta-insetos-patógenos, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Genética vegetal   Melhoramento genético vegetal   Eletroforese   Fungos   Interações hospedeiro-parasita

Resumo

Em cana-de-açúcar, a colonização do caule por fungos oportunistas, como Fusarium verticillioides e Colletotrichum falcatum, está diretamente ligada ao ataque da lagarta de Diatraea saccharalis. Trabalhos anteriores realizados no laboratório identificaram que proteínas de defesa com efeito antifúngico em F. verticillioides e C. falcatum podem ser induzidas previamente pelo ataque da broca D. saccharalis em cana-de-açúcar, indicando uma importante associação entre inseto e fungos oportunistas. O aprofundamento no estudo desta interação mostrou que o fungo C. falcatum se desenvolve mais rapidamente quando em associação com D. saccharalis. Além disso, tanto o fungo F. verticillioides quanto C. falcatum são capazes de atrair e estimular a alimentação de lagartas de D. saccharalis devido a liberação de compostos voláteis. Esses dados direcionam o presente trabalho em busca de uma melhor compreensão dessa interação, que pode estar ligada a uma convivência mutua entre os organismos. O objetivo do presente trabalho é, portanto, investigar a interação broca-fungos oportunistas em cana-de-açúcar avaliando-se: 1) se o mecanismo de infecção por C. falcatum e F. verticillioides é mediado por D. saccharalis; 2) a influência dos fungos oportunistas em estudo no ciclo de desenvolvimento de D. saccharalis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, FLAVIA P.; TULER, AMANDA C.; GALLAN, DIEGO Z.; GONCALVES, FELIPE G.; FAVARIS, ARODI P.; PENAFLOR, V, MARIA FERNANDA G.; LEAL, WALTER S.; MOURA, DANIEL S.; BENTO, JOSE MAURICIO S.; SILVA-FILHO, MARCIO C.. Fungal phytopathogen modulates plant and insect responses to promote its dissemination. ISME Journal, v. 15, n. 12, p. 3522-3533, . (17/08026-0, 14/50871-0, 14/50275-9, 13/12577-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALLAN, Diego Zanardo. Estudo da interação entre a broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) e fungos oportunistas Colletotrichum falcatum e Fusarium verticillioides. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.