Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de dissolução e caracterização biológica in vitro de biovidros de sistema SiO2-CaO-P2O5 dopados com hólmio

Processo: 17/18753-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Juliana Marchi
Beneficiário:Giulia Piagentini Delpino
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Hólmio   Materiais cerâmicos   Biomateriais   Biovidro   Braquiterapia   Regeneração óssea

Resumo

A procura por novos biomateriais para uma melhor qualidade de vida é recorrente, sendo de suma importância nos dias de hoje o estudo de biomateriais para controle e cura de neoplasias malignas através da braquiterapia. Especialmente para o tratamento do câncer ósseo, ganham destaque os biovidros, como cerâmicas bioativas de alta biocompatibilidade e que favorecem a ligação com os tecidos adjacentes. Visando unir a eliminação das células cancerígenas por radiação ao processo de reparo do tecido ósseo para um tratamento mais efetivo, têm sido pesquisados vidros bioativos incorporados com fontes radioativas. Dentre essas, o Hólmio demostra-se uma alternativa promissora devido à sua profundidade superficial de penetração de radiação e tempo de meia vida compatível ao tratamento. Entretanto, o material deve estar em proporções adequadas, uma vez que altas concentrações podem comprometer a atuação dos biovidros na sua habilidade em formar uma camada superficial de hidroxiapatita. Como objetivo específico, o projeto proposto visa estudar o período de permanência e atuação desse material, tal como sua compatibilidade com organismo, através das análises da cinética de dissolução e caracterização biológica in vitro dos vidros de sistema SiO2-CaO-P2O5 incorporados com diferentes concentrações de hólmio, simulando condições fisiológicas. Ao fim do projeto, espera-se verificar quais concentrações de hólmio incorporadas nos vidros bioativos apresentam viabilidade biológica para uso em aplicações biomédicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMBANINI, TELMA; BORGES, ROGER; FARIA, PAMELA C.; DELPINO, GIULIA P.; PEREIRA, ISIS S.; MARQUES, MARCIA M.; MARCHI, JULIANA. Dissolution, bioactivity behavior, and cytotoxicity of rare earth-containing bioactive glasses (RE = Gd, Yb). International Journal of Applied Ceramic Technology, v. 16, n. 5, SI, p. 2028-2039, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.