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Efeitos da vestimenta sobre a percepção de autoridade em crianças escolares

Processo: 17/18138-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Laura Vieira Giroto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Autoridade   Obediência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoridade | crianças | vestimenta | Desenvolvimento sociocognitivo

Resumo

O número de estudos sobre o desenvolvimento do conceito de autoridade é ainda limitado, em especial, há poucos estudos nacionais sobre a atribuição do status de autoridade em crianças de diferentes idades. Nos estudos já realizados, há um interesse pelas variáveis que podem influenciar decisões sobre a existência e natureza da autoridade de um indivíduo, entre elas, sua posição social, sua idade, seu nível de conhecimento e o contexto onde esse indivíduo pode ou não exercer essa autoridade. Uma variável, no entanto, permanece pouco explorada pelos pesquisadores: a vestimenta. Considerando evidências de que a forma como as pessoas se vestem influencia o julgamento dos seus interlocutores, é possível supor que as crianças levem em consideração a vestimenta de alguém para determinar seu status de autoridade. O presente estudo tem como objetivo, portanto, contribuir nessa direção ao investigar o desenvolvimento do conceito de autoridade em uma amostra de crianças brasileiras de 7 e 8 anos. A pergunta norteadora é se as crianças levam em consideração a vestimenta de um indivíduo para atribuir o status de autoridade e decidir a quem devem obedecer. Mais especificamente, quando diante de um indivíduo vestido formalmente e outro vestido informalmente, ambos dando ordens distintas a uma criança em um vídeo, que recomendação os participantes darão à criança do vídeo sobre quem elas devem obedecer? (AU)

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