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O conceito de fascismo em Adorno

Processo: 17/05984-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Sinésio Ferraz Bueno
Beneficiário:Samuel Estevão Vieira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Teoria crítica   Fascismo   Retórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Fascismo | Teoria Crítica | Filosofia da Educação

Resumo

Em seus textos datados da década de 1950, especificamente dedicados ao estudo da personalidade autoritária e do fascismo, Adorno empenhou-se em compreender os procedimentos mobilizados por líderes grupais no sentido de reforçar sistematicamente imagens estereotipadas de depreciação de minorias étnicas, raciais e imigrantes em geral. Partindo do pressuposto segundo o qual as raízes do problema devem ser buscadas nos agentes do preconceito e não nas vítimas, no texto "A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista", Adorno empregou conceitos originados em Freud para explicar os motivos da eficiência da retórica do líder fascista para convencer e seduzir multidões. Os objetivos deste Projeto de Pesquisa são a análise das categorias freudianas empregadas por Adorno para a elaboração conceitual e para a crítica ao fascismo, assim como a compreensão do caráter irracional da adesão a formas de pensamento e de comportamento afinadas com o fascismo. (AU)

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