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O papel da inibição no aumento da demanda cognitiva em tarefas de contagem simples

Processo: 17/11545-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Deborah Amanda Lima Rossetti
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia   Automatismo   Inibição   Cognição   Função executiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:automatismo | Esforço cognitivo | funções executivas | Inibição | Neuropsicologia

Resumo

A Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria do Processamento Dual de Informações são complementares, e apresentam respectivamente os fatores causais e fatores de avaliação, em conjunto isso definirá o esforço cognitivo e resulta no desempenho. Esforço cognitivo é o uso da capacidade de recursos cognitivos por um indivíduo. Dados como a dilatação da pupila, o piscar e escalas de autorrelato, são formas de mensurar dessa capacidade, e a utilização combinada desses índices proporciona uma visão mais aprofundada do fenômeno. O estudo de Alves (2013) demonstrou que durante a tarefa de Contagem de números (de um a dez) um bipe era emitido por um metrônomo de forma intermediária aos bipes-alvo. Essa manipulação aumentou os índices de esforço cognitivo, e a hipótese é que essa alteração esteja relacionada ao controle inibitório. A inibição da resposta está relacionada às funções executivas, que contribuem para a eficiência do indivíduo para aquisição de um novo conhecimento e na resolução de problemas. O presente projeto busca compreender o quanto essa manipulação da tarefa pode estar relacionada a inibição. Para isso, serão utilizados dados pupilométricos para mensuração de esforço cognitivo, correlacionando esses dados e resultados comportamentais das tarefas de GAN e Stroop, além da Escala NASA TLX como medida subjetiva de Esforço Cognitivo e Performance. O estudo contará com 40 participantes adultos com faixa etária de 18 a 30 anos, de ambos os sexos, que deverão ter o português como primeira língua, pareados para idade e escolaridade. (AU)

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