Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendências do ensino de literatura: o livro didático no ensino médio

Processo: 17/10746-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Giovana Tavernari Payão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Formação de professores   Livro didático   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de literatura | formação de professores | livro didático | Tendencias pedagógicas | Formação de Professores

Resumo

Esta Iniciação Científica (IC) apresenta uma proposta de investigação sobre as representações literárias, presentes nos livros didáticos das coleções Novas Palavras e Português: linguagens, destinados ao primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de Assis/SP. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as coleções Novas Palavras e Português: linguagens no Ensino Médio, com objetivo de organizar, compreender e analisar de que forma o conteúdo literário é abordado nesses livros, bem como a tendência pedagógica que eles representam. Os objetivos específicos são: a. Catalogar os autores e textos literários da coleção; b. Organizar e descrever as representações literárias; c. Situar as tendências (pedagógica e literária) que sustentam o conteúdo literário; d. Promover a análise dessas representações literárias. É esperada, como resultados dessa pesquisa, a contribuição nos debates acerca do ensino de Literatura e análise crítica de materiais didáticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)