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Avaliação de instrumentos de planejamento territorial sob a ótica da geomorfologia antropogênica: caso do Rodoanel trecho norte

Processo: 17/21860-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Cleide Rodrigues
Beneficiário:Pamela Cristina Cazaroto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geomorfologia   Impactos ambientais   Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidrogeomorfologia | Impacto ambiental | Rodovia | Geomorfologia

Resumo

Sob a influência de movimentos internacionais, o Brasil instituiu na década de 80 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e, com eles, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), por meio dos quais os impactos sociais e ambientais de determinados projetos deveriam ser estudados para minimização de parte de seus efeitos indesejáveis. Nas décadas que se seguiram, estudos sobre a experiência acumulada de aplicação de instrumentos de avaliação de impactos demonstraram que, em relação ao meio físico, há lacunas a serem preenchidas devido à ausência de parâmetros científicos e de análises integradas. No caso dos estudos geomorfológicos aplicados por meio dessas avaliações, a abordagem é, na maior parte das vezes, inadequada, sendo tratados apenas alguns critérios morfológicos. Esse quadro geral permitiu a proposta central desta pesquisa, que visa realizar análises parametrizadas dos EIAs e do RIMA elaborados para a construção da rodovia Rodoanel Mário Covas - Trecho Norte, utilizando-se de indicadores geomorfológicos selecionados. Com isso, pretende-se demonstrar a potencialidade desses parâmetros e analisar a eficácia desses instrumentos para avaliação quantitativa quanto aos impactos no meio físico, particularmente os de natureza hidrogeomorfológica. Serão utilizadas três áreas amostrais referentes às diferentes intervenções de seções da rodovia - túneis, viadutos e superfície, nas quais serão aplicados geoindicadores e padrões físicos relativos à morfologia original e antropogênica. Busca-se aplicar a metodologia para dimensionamento correto das mudanças diretas e efeitos indiretos que rodovias de grande porte ocasionam em sistemas fluviais e de vertentes em situações de planaltos no meio tropical úmido. (AU)

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