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O cinema de Michael Mann: o autoral e o político na Hollywood contemporânea

Processo: 17/11947-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Lucas Do Valle Pereira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metáfora   Política (ciências sociais)   Produção cinematográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Michael Mann | Política | Teoria e crítica do Cinema

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar o caráter político e autoral no cinema do cineasta norte-americano Michael Mann, tomando como base dois de seus filmes: "Profissão: Ladrão" (Thief, 1981) e "Miami Vice" (idem, 2006). Mann é um dos principais nomes do cinema norte-americano nos últimos 30 anos, destacando-se por conseguir, ao mesmo tempo, imprimir um estilo autoral ao abordar temas das esferas política e filosófica e atender certas demandas estéticas e mercadológicas dos conglomerados multimidiáticos da Hollywood contemporânea. Por conseguir transitar nesse meandro entre arte e indústria, Mann se mostra um diretor consciente de sua posição dentro da produção mainstream do cinema norte-americano, o que lhe permite realizar filmes com altas cifras orçamentárias sem precisar abrir mão de seu controle criativo. Assim, munido de toda estrutura que os altos investimentos hollywoodianos podem proporcionar, Mann consegue dialogar com um grande público e discutir temas raros ao cinema comercial, desde a metaforização de conceitos marxistas em uma fábula criminal (em Thief) até a atualização e expansão de tópicos representacionais do gênero policial para o contexto de um mundo globalizado (em Miami Vice). Partindo desses dois filmes, este projeto pretende analisar os procedimentos que Mann emprega para fomentar a discussão de seus temas e a forma como ele consegue transcender as restrições do cinema padronizado de Hollywood. (AU)

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