Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferência e atraso em redes de comunicação com tráfego espaço-temporal

Processo: 17/21347-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Paulo Cardieri
Beneficiário:Plínio Santini Dester
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rede de comunicação   Redes e comunicação de dados   Análise espaço-temporal

Resumo

Nesse projeto de pesquisa, propomos investigar modelos para analisar o processo de interferência em canais do tipo slotted/unslotted aloha. Daremos preferência aos modelos analiticamente tratáveis e que possuam expressões em forma fechada. Assim, teremos resultados a um baixo custo computacional e uma maior compreensão do comportamento desses sistemas. Na primeira parte da pesquisa, analisaremos a distribuição da interferência em um pacote-teste de um canal que receba pacotes de acordo com um processo de Poisson. Na segunda parte, consideraremos um canal do tipo unslotted aloha, o qual possui transmissores com buffer utilizando concomitantemente o canal, i.e., teremos um problema de filas acopladas. Na terceira parte, consideraremos um canal do tipo slotted aloha com $N$ classes de usuários de alta mobilidade. Cada classe de usuários tem transmissores com buffer, considera-se desvanecimento Rayleigh e perda de percurso na transmissão. Para esse caso, nosso trabalho consiste em aprimorar um modelo já estabelecido, o qual assume que a distância entre transmissor e receptor é constante. O aprimoramento é considerar uma distribuição para essa distância. Exploraremos também a possibilidade de otimizar a performance do sistema ao particionar a banda disponível para um conjunto de classes de usuários. Nesse quadro de trabalho, o objetivo é encontrar a região que garanta estabilidade do sistema e estabelecer a relação da interferência com o atraso na transmissão de pacotes. Na quarta e última parte da pesquisa, trataremos de um caso semelhante ao da terceira parte, porém mais próximo da realidade. Ao invés de assumirmos que a rede é de alta mobilidade, investigaremos a interferência e o atraso em uma rede quasi-estática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DESTER, PLINIO S.; CARDIERI, PAULO; NARDELLI, PEDRO H. J.; BRITO, JOSE M. C. Performance Analysis and Optimization of a N-Class Bipolar Network. IEEE ACCESS, v. 7, p. 135118-135132, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.