Busca avançada
Ano de início
Entree

Instruir, moralizar e civilizar: nação e sociedade nas ilustração do Brasil (1876-1880) e ilustração popular (1876-1877)

Processo: 17/20828-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Tania Regina de Luca
Beneficiário:Helen de Oliveira Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Nação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Imprensa | Ilustração do Brasil | Ilustração Popular | Instrução | Nação | História da imprensa

Resumo

No decorrer do século XIX, predominou no Brasil a imprensa litográfica humorística, mas que convivia com periódicos considerados sérios, que se esforçavam por incorporar em suas páginas a xilogravura, a exemplo do que ocorria na imprensa europeia. Foi este o caso da Ilustração do Brasil (RJ, 1876-1880) e de sua congênere, a Ilustração Popular (RJ, 1876-1877), ambas fundadas por Charles F. de Vivaldi (1824-1902), que teria contado com o auxílio de sua filha, Corina de Vivaldi (1859-1892). Essas publicações destacaram-se nos anos finais da década de 1870 por tentarem suprir a crescente demanda por gravuras no Brasil e oferecer aos respectivos públicos leitores - a elite intelectual e as camadas menos abastadas, respectivamente, - estampas luxuosas. Tomando-as como fonte e objeto, pretende-se realizar análise sistemática do seu conteúdo a fim de evidenciar o que se escolhia publicar em cada um dos impressos e como tal conteúdo contribuía para forjar uma dada apreensão sobre a nação e a sociedade brasileiras. Diante dos debates a respeito da construção da nacionalidade a partir da chave romantismo e/ou cientificismo, estes periódicos colocavam-se como paladinos da modernidade e aspiravam instruir, moralizar e civilizar, cumprindo, desta forma, o papel que atribuíam à imprensa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Helen de Oliveira. Instruir, moralizar e civilizar: nação e sociedade nas Ilustração do Brasil (RJ, 1876-1880) e Ilustração Popular (RJ, 1876-1877). 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.