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Aplicação do questionário ECLiPS em crianças com distúrbio do processamento auditivo

Processo: 17/20328-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Luciana Favorido de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Processamento auditivo   Crianças   Inquéritos e questionários   Técnicas e procedimentos diagnósticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | Distúrbio do Processamento Auditivo | Processamento Auditivo | Audiologia

Resumo

Objetivo: Distúrbio ou Transtorno do Processamento Auditivo (DPA) é descrito como a "inabilidade de estruturar o mundo auditivo". Devido à ausência de qualquer padrão ouro de diagnóstico aceitável especificamente sensível ao DPA no Brasil, a confiança na validade de um diagnóstico de DPA é discutível. A utilização das informações do paciente e de seus familiares confere um valor importante à análise diagnóstica, e tais informações podem ser recolhidas através da utilização de questionários padronizados. Barry e Moore (2014) desenvolveram um questionário denominado Evaluation of Children's Listening and Processing Skills (ECLiPS) para avaliar a audição e as habilidades de processamento auditivo em crianças, para auxiliar no diagnóstico de DPA. Desta forma, o objetivo do projeto é traduzir e adaptar para o Português brasileiro o questionário ECLiPS e aplicá-lo em um grupo de crianças com DPA. Métodos: a primeira etapa do projeto consiste na tradução e adaptação da versão inglesa do questionário ECLiPS, seguindo a metodologia proposta por Guillemin et al. (1993). A segunda etapa consiste na aplicação do mesmo em pais de crianças com DPA. Para o diagnóstico do DPA serão utilizados os testes: Dicótico de dígitos, Gaps In Noise (GIN), Fala Comprimida e Mascaramento temporal. Após esta etapa os dados serão computados e analisados estatisticamente utilizando análises pertinentes ao estudo. (AU)

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