Busca avançada
Ano de início
Entree

Michael Sandel e os limites da justiça

Processo: 17/21143-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Ronaldo Porto Macedo Junior
Beneficiário:Carla Henriete Bevilacqua Piccolo
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:John Rawls | Liberalismo igualitário | Michael J | Sandel | Filosofia Política; Filosofia do Direito

Resumo

O trabalho pretende realizar um estudo analítico da obra de Michael Sandel e de seu projeto crítico face ao liberalismo igualitário de autores como John Rawls e Ronald Dworkin, abordando grandes eixos temáticos como a concepção liberal de sujeito, a concepção liberal de comunidade, o antiperfeccionismo liberal, a insuficiência de uma teoria deontológica de justiça e os problemas que os defeitos da teoria revelam na prática da sociedade democrática contemporânea. A hipótese central do trabalho é a de que a obra de Sandel apresenta três defeitos incontornáveis, minando-a enquanto crítica filosófica ao liberalismo igualitário: 1) a falta de uma teoria dos direitos, que exponha com clareza como se daria a implantação de uma teoria teleológica da justiça em termos de proteção das minorias e de participação democrática, que Sandel expressamente afirma querer fortalecer e não eliminar; 2) a confusão constante entre o político e o coletivo, como se tudo o que extrapolasse o âmbito puramente doméstico do indivíduo resvalasse automaticamente para o âmbito do Estado; 3) confusão entre ciência política, ou crítica social imanente e filosofia política ou crítica teórica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PICCOLO, Carla Henriete Bevilacqua. Michael Sandel e os limites da justiça. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito (FD/SBD) São Paulo.