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Emoções e atividades lúdicas em ambulatórios de oncologia

Processo: 17/10483-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Rute Estanislava Tolocka
Beneficiário:Raphaela Espanha Corrêa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Qualidade de vida   Emoções   Pacientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Emoções | Lúdico | Qualidade De Vida | Interdisciplinar

Resumo

O diagnóstico de câncer, bem como seu tratamento e mudanças na rotina da vida que isto provoca, pode ser um processo problemático, com desencadeamento de emoções que nem sempre são desejáveis, o que pode afetar a qualidade de vida dos pacientes. Atividades lúdicas podem ajudar no tratamento de crianças com câncer, no entanto, no caso de adultos, isto ainda precisa ser estudado. Assim, o objetivo deste estudo é verificar as emoções enquanto se aguardam procedimentos no ambulatório, antes e depois da prática de atividades lúdicas, bem como verificar a qualidade de vida dos pacientes. Trata-se de uma pesquisa de campo, em que os pacientes são abordados aleatoriamente no ambulatório. Serão incluídos pacientes com história clínica de câncer, com idade igual ou superior a 40 anos, ambos os sexos. Os dados sobre idade, sexo, tipo de câncer e tratamento serão coletados em uma ficha. Um quadro com os ícones de emoções universais será usado para indicar a emoção sentida; a qualidade de vida será acessada com o instrumento WHOQOL-Bref. Os dados coletados receberão tratamento estatístico. Esses dados podem ajudar a projetar melhorias no ambulatório durante a espera por procedimentos. Pretende-se disseminar os resultados obtidos em congressos científicos e publicar artigos em periódicos qualificados. (AU)

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