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Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da psicanálise

Processo: 18/03435-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Machado Kupfer
Beneficiário:Ana Lúcia Branco Novo
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/06830-6 - Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da psicanálise, AP.R
Assunto(s):Psicanálise   Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Estudos de validação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Psiquico | Primeira Infância | Psicanálise | relação entre pares | validação de instrumento | Desenvolvimento Psiquico

Resumo

Não são poucos os pesquisadores psicanalistas que vêm se dedicando à construção de instrumentos baseados na teoria e na prática psicanalíticas, quer para uso em pesquisas, quer para uso na clínica e em escolas. Na presente pesquisa, estarão sendo focalizados dois instrumentos. O primeiro instrumento é o APEGI - Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições - construído com base na teoria psicanalítica, busca proceder a uma leitura, a partir dos diferentes fenômenos que são observados pelo psicanalista, do processo de constituição subjetiva articulado ao desenvolvimento da criança, dando ênfase à relação da criança com seus pares. Pretende-se nesta pesquisa proceder à validação estatística deste instrumento por meio da aplicação do APEGI em uma amostra de 40 crianças entre 3 e 6 anos de idade. O segundo instrumento a ser abordado nesta pesquisa é o conjunto de protocolos CELP - Crianças com necessidades especiais no laço com seus pares - de acompanhamento das relações entre crianças. Os pesquisadores do presente projeto deverão acompanhar seis crianças da pesquisa CELP, constituída por um grupo de pesquisadores da França, da Itália e do Brasil, que objetiva estudar o que facilita ou entrava a construção de laços entre crianças. A pesquisa CELP deverá acompanhar 40 crianças francesas, por meio de questionários dirigidos a pais, professores e terapeutas das crianças. Na medida em que há uma identidade entre o instrumento APEGI e os protocolos CELP, pretende-se comparar os resultados das seis crianças obtidos no seguimento CELP com os obtidos no seguimento APEGI. (AU)

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