Busca avançada
Ano de início
Entree

Produções gradientes das líquidas alveolares: análise perceptivo-auditiva e ultrassonográfica

Processo: 18/01519-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Cássio Eduardo Esperandino da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fonética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise ultrassonográfica | fonética | Líquidas | Fonetica e Fonologia

Resumo

O presente estudo visa descrever a produção típica e os processos de simplificação das líquidas em crianças, a partir da análise perceptivo-auditiva e ultrassonográfica. Supõe-se que a substituição de líquidas ocorreria a partir da omissão do gesto dorsal, da presença dos dois gestos articulatórios com tempo maior de ativação do gesto de ponta e/ou presença de dois gestos em magnitudes diferentes. O processo de semivocalização ocorreria a partir da omissão do gesto de ponta de língua, mantendo apenas o gesto dorsal, e/ou fusão gestual (presença de um único gesto intermediário). Para isso, serão coletadas as produções (imagens de ultrassom e respectivos áudios) de 10 crianças com produção típica e de 20 crianças com distúrbios dos sons da fala envolvendo os processos de simplificação na classe das líquidas. Serão solicitados a 20 juízes que julguem separadamente os arquivos de áudio e de imagens de US correspondentes às produções das crianças, considerando-se na análise a acurácia das categorias previamente definidas (ex: produção típica vs atípica), bem como o tempo de reação durante a tomada de decisão no julgamento. Esperam-se contribuições para explicar tais processos de simplificação, apontar a melhor forma de análise das produções gradientes envolvendo as líquidas e confirmar (ou não) sua complexidade articulatória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CÁSSIO EDUARDO ESPERANDINO; LARISSA CRISTINA BERTI. Caracterização ultrassonográfica das líquidas alveolares de crianças falantes do Português Brasileiro: produções alvo e substituídas. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 4, . (18/01519-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cássio Eduardo Esperandino da. Análise ultrassonográfica qualitativa e quantitativa das produções das líquidas alveolares de crianças falantes do português brasileiro. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.