Busca avançada
Ano de início
Entree

Coordenação gestual na produção de encontros consonantais em crianças com desenvolvimento de linguagem típico e atípico

Processo: 13/00513-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Aline Mara de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09605-5 - Investigação dos erros na produção de encontro consonantal de crianças com desenvolvimento atípico: uma análise quantitativa, BE.EP.DR
Assunto(s):Fonética   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição da linguagem oral | fonética | Fonologia | Fonética

Resumo

À luz da Fonologia Gestual a produção de sílabas canônicas, ou seja, sílabas do tipo CV , envolve um padrão de coordenação mais estável entre os gestos articulatórios constitutivos da consoante e da vogal, enquanto a produção de sílabas mais complexas, como CCV, envolve um padrão de coordenação gestual mais complexo e menos estável. Embora se reporte na literatura que as crianças comumente tendem a simplificar/reduzir o padrão silábico CCV para CV, estudos que utilizam uma análise fonético-acústica têm identificado a presença de contrastes fônicos encobertos na fala de crianças que não ainda não adquiriram efetivamente a sílaba CCV, indiciando que não há uma redução efetiva do padrão CCV para o padrão CV. O objetivo geral do estudo será investigar e descrever, sob a perspectiva dinâmica da FonGest, o padrão de coordenação gestual imbricada na produção dos padrões silábicos do tipo CCV versus CV de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico. Participarão deste estudo, pelo menos, cinco crianças com transtorno fonológico (TF) com dificuldades na produção do padrão silábico CCV e, pelo menos, cinco crianças com desenvolvimento típico de linguagem, pareadas de acordo com a faixa etária, gênero e grau de escolaridade. Será conduzido um estudo acústico e ultrassonográfico da produção das crianças. Tanto as imagens ultrassonográficas dos movimentos da língua quanto os sinais de áudio serão obtidas concomitantemente por meio do aparelho de ultrassom portátil, acoplados em equipamentos adequados e analisadas pelo software AAA (Articulate Assistant Advanced). Os resultados serão analisados qualitativamente conforme os descritores gestuais propostos pela FonGest. Além de contribuições para o estudo da aquisição fônica, também se esperam contribuições para a discussão em torno do primitivo fonológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER; LARISSA CRISTINA BERTI. Padrões silábicos no desenvolvimento fonológico típico e atípico: análise ultrassonográfica. CoDAS, v. 30, n. 2, . (13/00513-8)
ALINE MARA DE OLIVEIRA; LARISSA CRISTINA BERTI. CONTORNO DE LÍNGUA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS COM DESVIO FONOLÓGICO: MEDIDAS DE DURAÇÃO E DESLOCAMENTO DA LÍNGUA. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 66, . (14/09605-5, 13/00513-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.