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Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico

Processo: 20/10144-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de março de 2021 - 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Larissa Cristina Berti ; Marc Swerts
Bolsa(s) vinculada(s):23/12704-4 - Desempenho Prosódico Auditivo e Visual: Um Estudo Comparativo sobre a Percepção de Emoções, BP.IC
23/12699-0 - Pistas Auditivas e Visuais na Percepção do Foco Prosódico em Crianças com Transtorno Fonológico, BP.IC
23/11199-4 - Aspectos duracionais em contexto de focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 23/01478-3 - Percepção da prosódia em crianças com distúrbios dos sons da fala: habilidades relacionadas à segmentação, BP.MS
23/01540-0 - Percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento típico de linguagem: aquisição de habilidades de segmentação, BP.MS
22/05116-6 - Viabilização de procedimentos experimentais de produção e percepção da prosódia na fala infantil, BP.TT
21/07566-6 - Aspectos duracionais em contexto de focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico, BP.IC
21/07754-7 - Aspectos duracionais na marcação de foco prosódico no Português Brasileiro, BP.IC
21/08266-6 - Viabilização de procedimentos experimentais de produção e percepção da prosódia na fala infantil, BP.TT
21/07462-6 - Aspectos duracionais em contexto de focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico, BP.IC
21/01627-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Fonética  Fonologia  Prosódia  Aquisição da linguagem  Percepção da fala  Percepção auditiva  Crianças  Português do Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | percepção de fala | Português brasileiro | prosódia | Relação produção | Fonética e Fonologia

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva realizar análise fonético-fonológica da produção de aspectos prosódicos na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico em comparação à fala de adultos típicos, bem como investigar a percepção auditiva da prosódia nos três grupos analisados a fim de observar semelhanças e/ou diferenças entre esses grupos que apresentem evidências sobre o processo de aquisição da prosódia. A hipótese central que se pretende confirmar é a de que adultos e crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico apresentam comportamentos diferentes quanto ao uso de pistas fonéticas relevantes para a marcação de informações veiculadas pela prosódia, fato que mostraria a existência de processo(s) de desenvolvimento de habilidades prosódicas, com características que permitiriam identificar uma gradiência na aquisição da prosódia. Para o desenvolvimento deste estudo, serão elaborados três experimentos: um experimento de produção e dois experimentos de percepção. Os resultados serão analisados à luz da visão integrada entre Fonologia Prosódica e Fonologia Autossegmental e Métrica da Entoação. Além de contribuições para o estudo da prosódia com especial ênfase na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, também são previstas contribuições teóricas para os estudos de aquisição de linguagem, bem como para o estudo da relação entre produção e percepção da fala, relação de interesse tanto para o campo da Linguística quanto para o campo da Fonoaudiologia. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEOVANA SONCIN; LUIZA POLLI; LARISSA CRISTINA BERTI. O uso de pistas secundárias na marcação de foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, n. 3, . (20/10144-3)

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