Bolsa 21/07462-6 - Teorias linguísticas, Prosódia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos duracionais em contexto de focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico

Processo: 21/07462-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Cecília Lorena Silva Guida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Teorias linguísticas   Prosódia   Processos fonológicos   Análise linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento fonológico | Duração | foco | prosódia | Fonética e Fonologia

Resumo

O papel da duração para a delimitação de fronteiras prosódicas é atestado pela literatura linguística internacional (OLLER, 1973; EDWARDS e BECKMAN, 1988; entre outros) e foi igualmente reconhecido por trabalhos do Português Brasileiro (PB) (MORAES, 1995; SERRA, 2009; SONCIN, 2018). No entanto, no caso do PB, esses estudos privilegiaram falantes adultos, de modo tal que pouco se sabe sobre como a duração é manifestada na fala de crianças. Não se sabe, por exemplo, se na fala de crianças ocorreria alongamento pré-fronteira assim como ocorre na fala de adultos. Igualmente, pouco se sabe sobre quais parâmetros fonético-acústicos seriam relevantes para a marcação de foco prosódico por crianças. Consideradas essas lacunas e a expectativa de que a duração atue ao lado de outros parâmetros acústicos, como a frequência fundamental, para a marcação de foco prosódico, o presente plano de trabalho objetiva mensurar e descrever a duração de elementos focalizados na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico, um dos grupos de sujeitos participantes do projeto de pesquisa principal, a fim de verificar se, nesse grupo de sujeitos, haveria diferenças na duração dos elementos em função dos contextos analisados, a saber: sentença com elemento focalizado e sentença neutra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)