Bolsa 21/07566-6 - Fonologia, Fonética - BV FAPESP
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Aspectos duracionais em contexto de focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico

Processo: 21/07566-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Karoline Araujo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Fonologia   Fonética   Transtorno fonológico   Português do Brasil   Prosódia   Crianças   Análise linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento fonológico | Duração | foco | prosódia | Transtorno fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

Para o Português Brasileiro, descrições que ofereçam elementos sobre a prosódia na fala de crianças são raros (cf. detalhamento no projeto de pesquisa principal: FAPESP 2020/10144-3). Mais raros ainda - para não dizer inexistentes - são estudos que se dedicaram a descrever aspectos da prosódia na fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico. Da literatura internacional, sabe-se que crianças que apresentam outros distúrbios dos sons da fala tem maior probabilidade de apresentar um desenvolvimento prosódico atípico (PEPPÉ, 2018). Desse modo, o presente plano de trabalho visa descrever na fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico um dos parâmetros acústicos relevantes para o funcionamento prosódico - a duração. Especificamente, tendo em vista o alinhamento da presente proposta com o projeto de pesquisa principal, este projeto visa descrever a duração de elementos focalizados em comparação à duração dos mesmos elementos fora de contextos de focalização no grupo de sujeitos eleito a fim de verificar se haveria diferenças na duração dos elementos em função dos contextos analisados, a saber: sentença com elemento focalizado e sentença neutra. (AU)

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