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Percepção da prosódia em crianças com distúrbios dos sons da fala: habilidades relacionadas à segmentação

Processo: 23/01478-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Karoline Araujo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):24/09617-5 - Papel das pistas fonéticas na percepção da segmentação prosódica em crianças com transtorno fonológico, BE.EP.MS
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Percepção da fala   Prosódia   Transtorno fonológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Percepção de Fala | prosódia | Transtorno fonológico | Fonologia / Aquisição da Linguagem

Resumo

Na literatura internacional, para diferentes línguas, estudos que descrevem o desenvolvimento atípico da prosódia são escassos, uma vez que há consenso de que entender suficientemente como se dá o desenvolvimento da prosódia em populações típicas é por si só um desafio (PEPPÉ, 2009, 2018). De todo modo, tem sido realizados esforços para tratar do tema, uma vez que se reconhece a sua urgência, tendo em vista as implicações para a avaliação e a terapia fonoaudiológica. Um dos achados da literatura internacional diz respeito ao fato de que crianças com outros distúrbios de linguagem, os quais incluem os chamados distúrbios dos sons da fala, são grupo potencial para desenvolver prosódia atípica (cf. PEPPÉ, 2018). No caso particular do Português Brasileiro, inexistem estudos de referência sobre o desenvolvimento atípico da prosódia. Dada essa necessidade descritiva, considerada a lacuna existente, o presente plano propõe o desenvolvimento de pesquisa em nível de mestrado que visa investigar a percepção auditiva de padrões de segmentação prosódica em crianças com desenvolvimento fonológico atípico, uma vez que a segmentação dos enunciados é função primordial desempenhada pela prosódia (LADD, 1996, entre outros). A pesquisa será desenvolvida por meio de abordagem experimental, com a aplicação de dois experimentos de percepção. Os resultados trarão resultados que contribuirão com o campo da Linguística e, especialmente, com o da Fonoaudiologia.

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