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(Des)Coordenações gestuais na produção de fala de crianças com desenvolvimento fonológico atípico e com apraxia de fala infantil: do motor ao simbólico

Processo: 16/19888-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 16 de julho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Aline Mara de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Aquisição da linguagem   Fonética   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apraxia de fala infantil | Aquisição de linguagem | fonética | Fonoaudiologia | Fonologia | patologia da linguagem | Aquisição de Linguagem

Resumo

Estudos articulatórios recentes têm mostrado que, além das restrições simbólicas, as crianças com alterações fonológicas também apresentam restrições motoras da língua. Há consenso entre os pesquisadores que as crianças com apraxia de fala de infantil apresentam importantes alterações motoras na fala. Porém alguns autores defendem que os erros de fala também estão associados aos entraves simbólicos. Admite-se que ambos os grupos tenham alterações motoras e simbólicas, mas que poderiam se diferenciar por uma questão de grau dessas alterações. As hipóteses são: H1: As medidas ultrassonográficas e acústica poderiam diferenciar a condição clínica das crianças, demonstrando ou revelando as diferenças nas coordenações gestuais entre as crianças com desenvolvimento fonológico atípico e com apraxia de fala infantil; H2: As medidas ultrassonográficas e acústica quantificariam o grau da variabilidade nas produções de fala das crianças estudadas. O objetivo é a investigação da coordenação gestual envolvida na produção dos padrões silábicos do tipo CCV e CV de crianças com desenvolvimento fonológico atípico e com apraxia de fala infantil, e verificar em que medida os gestos articulatórios se diferenciam nos dois grupos de crianças. Dez crianças gravarão nove pares de palavras com as sílabas CCV e CV por meio do programa Articulate Assistant Advanced e, posteriormente, submetidos à análise oitiva, à análise acústica e à análise articulatória ultrassonográfica. Os dados oriundos dos erros de fala de cada grupo de crianças serão analisados por meio de modelos estatísticos.

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