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Estudo das rupturas de fala em crianças com distúrbio específico de linguagem

Processo: 09/17958-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Suelen Fernanda Marques
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/14045-0 - Estudo das rupturas de fala em crianças com distúrbio específico de linguagem, AP.R
Assunto(s):Linguagem infantil   Fluência

Resumo

Os Distúrbios Específicos de Linguagem (DEL) têm ocorrência significativa dentre os quadros que acometem o processo normal de aquisição e desenvolvimento da linguagem, internacionalmente, estima-se que ao redor de 5% da população infantil apresentem este tipo de manifestação. O estudo dos padrões de comunicação dessas crianças é fundamental, tanto para seu diagnóstico, realizado a partir da exclusão de quadros mais abrangentes e inclusão de manifestações atípicas no desenvolvimento da linguagem.Um dos aspectos da linguagem ainda pouco estudado nesses quadros é a fluência, muito embora os demais aspectos como a fonologia, a semântica, a morfossintaxe e a pragmática também ainda mereçam mais investigações acuradas.A produção da linguagem envolve a conceitualização da mensagem (intenção comunicativa), sua formulação dentro de estruturas lingüísticas e a execução do ato motor da fala, a qual transmite a mensagem. Assim, a produção de fala fluente depende da ativação de informação semântica, fonológica e sintática, influenciadas pela informação contextual. Ela também envolve a movimentação suave e precisa de várias partes do trato vocal, de maneira que a inteligibilidade silábica seja contínua e rapidamente produzida. Partindo dessa premissa, o objetivo geral do presente estudo é investigar a ocorrência de disfluências durante a produção de narrativas de crianças com DEL, utilizando estímulos com complexidade crescente de processamento fornecido pela explicitação de características do estado mental dos personagensOs resultados obtidos após a análise dos dados permitirão maior precisão no conhecimento desse aspecto da comunicação de crianças com diagnóstico de Distúrbio Específico da Linguagem, aspecto que, certamente, influenciará tanto o desenvolvimento do conhecimento sobre o quadro como o processo de reabilitação dessas crianças.