Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação das habilidades fonológicas em crianças com gagueira

Processo: 09/54638-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Schiefer
Beneficiário:Rafaela Rossi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fluência   Fonologia   Gagueira

Resumo

INTRODUÇÃO: A gagueira ocorre predominantemente na infância e pode ser transitória ou persistente. De acordo com a literatura, cerca de 30% dos indivíduos gagos apresentam um índice aumentado de alterações fonológicas quando comparados com indivíduos não gagos, que correspondem de 2% a 6%. Existe alguma evidencia de que atrasos na aquisição da linguagem e, especialmente, no desenvolvimento fonológico podem estar associados com do risco de persistência da gagueira OBJETIVO: Verificar o desempenho de crianças gagas quanto aos processos fonológicos. MÉTODO: Para o grupo de estudo e controle serão selecionadas 15 crianças, de 04 a 08 anos de idade, do de ambos sexos. O grupo de estudo deverá ter diagnóstico de Gagueira (CID-10 F98.5). Todos serão submetidos a avaliação fonoaudiológica, e serão excluídos aqueles que apresentarem evidência de surdez, doenças neurológicas e/ou psiquiátricas. Será adotado como critério de gagueira a presença de no mínimo 3% de disfluências atípicas para estabelecimento do diagnóstico. No grupo controle serão excluídos aqueles que apresentarem evidência de surdez, doenças neurológicas e/ou psiquiátricas, e/ou distúrbios de comunicação. Serão incluídas neste grupo apenas crianças que apresentarem menos de 2% de rupturas na fala. Em ambos os grupos serão aplicadas as provas de fonologia do ABFW - Teste de Linguagem Infantil (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes, Wertzner, 2000). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAELA ROSSI; JOANA CECILIA BAPTISTA RAMALHO PINTO; CLÁUDIA FASSIN ARCURI; CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA; ANA MARIA SCHIEFER. Habilidades fonológicas em crianças com gagueira. Revista CEFAC, v. 16, n. 1, p. 167-173, Mar. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.