Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de intervenção fonoaudiológica para crianças com Gagueira Desenvolvimental Persistente em idade escolar

Processo: 10/18223-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Larissa Jacomini Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fala   Terapia   Fluência   Gagueira

Resumo

Resumo:A intervenção fonoaudiológica a ser realizada com a criança com gagueira visa melhorar suas habilidades de fluência. Na faixa etária em estudo, de 6.0 a 11.11 anos, a abordagem integrada é a mais indicada. O objetivo deste projeto é comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. A amostra para esse estudo será composta de 10 crianças com gagueira desenvolvimental, falantes do português brasileiro, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, de ambos os gêneros e seus respectivos pais/responsáveis. Os procedimentos a serem utilizado serão: termo de consentimento livre e esclarecido, protocolo de avaliação da fluência (Andrade, 2000), protocolo do instrumento de gravidade da gagueira (SSI-3, Riley, 1994) e protocolo de orientação familiar. Os dados obtidos neste estudo serão analisados por meio de método estatístico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA; LARISSA JACOMINI PEREIRA. Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico. Revista CEFAC, v. 16, n. 1, p. 120-130, Mar. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.