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Processamento fonológico em crianças gagas e não gagas

Processo: 15/23797-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Schiefer
Beneficiário:Fernanda Aparecida Claudiano Alves
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gagueira   Desenvolvimento infantil   Fonologia

Resumo

Introdução: Durante o desenvolvimento da linguagem, as crianças aumentam a complexidade e a extensão de suas emissões, o que pode, por vezes, exceder suas habilidades de produção de fala. Existem evidências de que atrasos na aquisição da linguagem e no desenvolvimento fonológico podem estar vinculados ao risco de persistência da gagueira. Na literatura, há indícios de que cerca de 30% dos indivíduos gagos apresentam uma taxa de alteração fonológica aumentada se comparados com indivíduos não gagos, que representam de 2% a 6%. Objetivo: Verificar as possíveis correlações entre a gagueira do desenvolvimento e processamento fonológico em crianças gagas e não gagas. Métodos: Este projeto terá como amostra 30 crianças, sendo que 15 crianças com diagnóstico de gagueira que comporão o grupo estudo GE e 15 crianças sem queixas de comunicação que comporão o grupo controle GC. Ambos os grupos serão submetidos à avaliação fonoaudiológica composta dos seguintes procedimentos: análise das disfluências típicas e atípicas e da taxa de elocução, avaliação fonológica (Teste de Fonologia - ABFW, Wertzner, 2000), avaliação do processamento fonológico (Prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS; Moojen et al, 2003; Prova de Memória Fonológica - Brazilian Children's Test os Pseudoword Repetition - BCPR; Santos e Bueno, 2003 e Prova de Nomeação Rápida - Comprehensive Test of Phonological Processing - CTOPP; Wagner, Torgesen e Rashotte,1999).

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