Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de dinâmica, guiagem e controle aplicado a deflexão de asteroides

Processo: 17/20794-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Beneficiário:Rodolfo Batista Negri
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24561-0 - A relevância dos pequenos corpos em dinâmica orbital, AP.TEM
Assunto(s):Aerodinâmica de aeronaves   Aeronaves   Asteroides   Astrodinâmica

Resumo

A deflexão de asteroides é uma área recente da astrodinâmica e em franca expansão. O interesse crescente dos cientistas nesse campo de estudos se dá principalmente por duas razões: uma fundamentalmente econômica e outra para a defesa do planeta. A primeira pretende defletir asteróides para órbitas terrestres de forma que sejam então minerados, dada sua abundância de minerais; a segunda, e que atualmente desperta maior interesse, tem em vista evitar grandes colisões com a Terra, que poderiam causar enormes perdas materiais e de vidas. Esta pesquisa terá por objetivo o estudo da dinâmica da deflexão de asteroides bem como a guiagem e controle de espaçonaves associadas a essa tarefa. Pretende-se aprimorar abordagens já existentes e também propor novas alternativas. Para tanto, pretende-se em um primeiro momento estudar a dinâmica da deflexão de asteroides e técnicas de guiagem e controle de espaçonaves que tenham este fim; posteriormente, almeja-se aprimorar abordagens já existentes e, por ventura, propor novas soluções. A formação de profissionais qualificados nesse campo de estudo deve ser um objetivo mandatório de um país de dimensões continentais como o Brasil, para que ele possa ser inserido como um dos atores de destaque da geopolítica global e estar preparado para os avanços econômicos que este século reserva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRI, RODOLFO BATISTA; SUKHANOV, ALEXANDER; BERTACHINI DE ALMEIDA PRADO, ANTONIO FERNANDO. Lunar gravity assists using patched-conics approximation, three and four body problems. Advances in Space Research, v. 64, n. 1, p. 42-63, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.