Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento e modelagem em redes como base à alocação de recursos e qualidade de experiência do usuário

Processo: 18/07614-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Beneficiário:Guilherme da Silva Senges
Instituição-sede: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministério da Educação (Brasil)
Vinculado ao auxílio:15/24434-5 - Monitoramento e modelagem em redes como base à alocação de recursos e qualidade de experiência do usuário, AP.TEM
Assunto(s):Modelagem   Modelagem computacional   Experiência do usuário   Internet

Resumo

Com a crescente dependência dos cidadãos aos recursos providos pela Internet, a infraestrutura da rede torna-se cada vez mais crítica. Nesse contexto, é fundamental compreender o impacto das métricas da rede na qualidade da experiência (QoE) percebida pelos usuários. Entretanto, tal entendimento é ainda muito limitado pelos vários desafios existente que vão desde a coleta e tratamento de informação, até a criação de modelos matemáticos que possam expressar com acurácia a qualidade percebida pelos usuários. Neste projeto, iremos trabalhar com dados reais colhidos de provedores de serviços (ISPs) para fazer análise, modelagem e recomendação de decisões para provisionamento de recursos na rede. Para tal, contamos com uma infraestrutura de medição de dados criada a partir de uma startup (nossa parceira neste projeto) em cooperação com um ISP. Vislumbramos com este projeto expandir um laboratório de medições na UFRJ para a realização de pesquisas com aplicabilidade para milhares de usuários de banda larga através da cooperação Empresa Incubada-COPPE-ISP. Nossa primeira contribuição almejada consiste no estudo e implementação de políticas eficientes para monitoramento de QoS e QoE, ampliando as medições ora em curso no projeto Incubada-COPPE-ISP. Como segunda contribuição, pretendemos criar modelos probabilísticos a partir dos dados colhidos. Tais modelos visam, por exemplo, a geração de dados sintéticos. Como terceira contribuição, iremos criar um framework que permita predizer a QoE percebida pelos usuários, a partir dos dados colhidos, tanto da rede de acesso como na rede do usuário final. Finalmente, como quarta contribuição iremos parametrizar modelos analíticos e simulações de ambientes propostos para a Internet do futuro, como redes de cache, usando os dados colhidos e seus respectivos modelos. Desta forma, este projeto abrange todas as etapas do método científico, desde a coleta de dados até a criação de modelos e a validação e refinamento dos mesmos. É nosso objetivo final transferir a tecnologia desenvolvida para a incubada na COPPE. (AU)