Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento e modelagem em redes como base à alocação de recursos e qualidade de experiência do usuário

Processo: 20/02944-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Beneficiário:Simon Ron Shamoun
Instituição-sede: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministério da Educação (Brasil)
Vinculado ao auxílio:15/24434-5 - Monitoramento e modelagem em redes como base à alocação de recursos e qualidade de experiência do usuário, AP.TEM
Assunto(s):Redes de computadores   Internet   Experiência do usuário   Coleta de dados   Tratamento da informação

Resumo

Com a crescente dependência dos cidadãos aos recursos providos pela Internet, a infraestrutura da rede torna-se cada vez mais crítica. Nesse contexto, é fundamental compreender o impacto das métricas da rede na qualidade da experiência (QoE) percebida pelos usuários. Entretanto, tal entendimento é ainda muito limitado pelos vários desafios existente que vão desde a coleta e tratamento de informação, até a criação de modelos matemáticos que possam expressar com acurácia a qualidade percebida pelos usuários. Neste projeto, iremos trabalhar com dados reais colhidos de provedores de serviços (ISPs) para fazer análise, modelagem e recomendação de decisões para provisionamento de recursos na rede. Para tal, contamos com uma infraestrutura de medição de dados criada a partir da startup Anlix (incubada na COPPE/UFRJ) em cooperação com o ISP Gigalink. Vislumbramos com este projeto expandir o laboratório de medições na UFRJ para a realização de pesquisas com aplicabilidade para milhares de usuários de banda larga através da cooperação Anlix-COPPE-Gigalink. Através de parcerias com o ISP e com a empresa incubada, temos coletado milhares de dados que são séries temporais de medidas de desempenho de redes. As séries estão sendo armazenadas em um banco de dados relacional PostgreSQL. Atualmente, estamos coletando várias métricas de aproximadamente 4.000 usuários a cada minuto. Um marco importante para as nossas análises foi o início da coleta de dados residenciais de WiFi, devido ao impacto que o desempenho do WiFi residencial tem na QoE dos usuários. O bolsista TT-5 terá papel fundamental para: (a) melhorar a coleta de informações permitindo a coleta de novos dados, incluindo dados de WiFi em milhares de casas; (b) escolher e implementar um novo banco de dados tipo OpenSource que seja capaz de atender as necessidades do projeto; (c) participar na implementação de algoritmos de forma a criar condições para a realização de testes em campo no ISP parceiro. (AU)